Blog
Programa Minha Casa Minha Vida, terá incetivos para empreendedores, com o aumento da taxa de desemprego no Brasil nos últimos meses, tem aumentado junto o empreendedorismo por necessidade que subiu de 29% para 44% de 2014 para 2015, os MEI’s em todo país tem um grande número e muito significativo para economia, que chega ser em torno de 6 milhões.
O empreendedorismo por necessidade nada mais é aquele que abre seu negócio por real necessidade, que não possui opções de trabalho estando desempregado, e para conseguir seu sustento e da sua família, se aventura em abrir o próprio negócio.
Visto esses dados entra em questão o novo projeto de financiamento da Caixa Econômica Federal, a linha de financiamentos de empreendimentos, para os beneficiários do Minha Casa Minha Vida, será o fornecimento de um microcrédito para os beneficiários que tenha suas prestações do financiamento de moradia em dia. A ideia é que os empréstimos sejam usados para estimular o empreendedorismo entre os contemplados da faixa 1 do programa de habitação popular, que engloba famílias que ganham até R$ 1,8 mil ao mês.
Quando foram construídos os empreendimentos, geralmente pelo preço mais em conta dos terrenos, as moradias ficaram mais afastadas dos centros das cidades, sendo assim afastados também dos comércios e prestadores de serviços, o que estimulou também o empreendedorismo nesses locais, aproveitando a oportunidade da necessidade em abrir os comércios locais, para facilitar o dia a dia dos moradores.
Anteriormente a Caixa Econômica juntamente com o governo da presidente afastada Dilma Rousseff tinha lançado o projeto Minha Casa Melhor, que liberava ate R$ 5 mil para compras de móveis e eletrodomésticos, onde o número de inadimplência foi de cerca de 35%, taxa rejeitada pelos bancos, onde custou um prejuízo para os cofres públicos. E é o que não se espera da nova linha de crédito, visto por onde ele não estimula o consumo e sim a produção e deve estar atrelado à formalização dos novos negócios.