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O atendimento ao cidadão nem sempre acontece de maneira correta, as vezes podem ocorrer pequenas falhas durante o processo, a burocracia pode interferir e fazer com que a solicitação demore ainda mais para ser atendida. E até mesmo, o momento em que o cidadão procurou a administração pública pode interferir na maneira como ele foi atendido e por consequência na percepção dele a respeito do atendimento ofertado.
Deste modo, a ouvidoria, um instrumento típico da administração privada, pode sim, ser extremamente útil para garantir que o cidadão seja ouvido e que as suas demandas em relação a administração pública sejam atendidas. Ela dá voz para quem deseja expressar a sua opinião sobre os procedimentos e ajuda até mesmo, quem deseja denunciar o que não acontece da maneira esperada.
Ela pode ser implantada de várias formas diferentes (telefones, questionários e etc.). Mas o gestor deve observar se a metodologia escolhida garante o anonimato e se os canais para contato possibilitam que qualquer cidadão independente do grau de instrução que possui, consegue utilizar o serviço. Afinal de nada adianta ter um serviço de ouvidoria se ele não consegue ouvir a opinião do “cliente” principal.
Existem no mercado algumas opções para quem deseja realizar o serviço, mas o gestor deve se atentar se a ferramenta realmente atende as suas necessidades. Com o passar do tempo o número de contatos aumenta e se torna quase impossível realizar o atendimento das solicitações se a ferramenta não permite a catalogação das sugestões, reclamações ou elogios.
Nós aqui da Centi contamos com um sistema super completo para quem deseja implementar a ouvidoria. Ficou curioso? Clique aqui e confira.
Equipe CENTI.