Blog
Apesar da Lei de Acesso a Informação defender a ampla divulgação dos dados referentes a Administração Pública, ela também garante que alguns dados sejam mantidos em sigilo para não prejudicar nenhum ente da Administração ou da Sociedade.
É claro que na era da Internet, se tornou ainda mais difícil evitar o vazamento de informações sigilosas. Tendo em vista o quanto elas são valiosas em nosso meio. Então, para te ajudar a evitar problemas deste tipo no futuro, hoje vamos sugerir algumas práticas simples para garantir a segurança das informações na sua instituição.
- Evite o compartilhamento de senhas
As senhas existem para a proteção do usuário e das informações por ele acessadas. Então, evite o compartilhamento de senhas. Mesmo que você confie e conheça as pessoas, você não sabe se o computador ou o celular que elas utilizam para realizar o acesso está livre malwares (vírus, spywares, cavalos de tróia). Deste modo, todo cuidado é pouco.
- Evite senhas fáceis.
Essa dica já é uma velha conhecida, mas em muitas vezes esquecemos de aplicá-la em nosso trabalho. Aqui a regra é a mesma, escolha uma senha, que não se relacione a datas de aniversário, números de telefone. A ideia é deixar a numeração o mais impessoal possível.
- Tome cuidado com pendrives.
É uma prática comum armazenar dados em pen drives. No entanto, como são dispositivos pequenos, sempre é interessante, ter atenção e evitar o seu compartilhamento para garantir que as informações contidas nele não transitem indevidamente.
Equipe CENTI.