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Tecnologia para desburocratizar
Ninguém questiona a importância da administração pública para a resolução das demandas da sociedade. Mas nem todo mundo está satisfeito com o atendimento que recebe quando procura algum órgão público para solucionar qualquer problema. A burocracia, as excessivas idas e vindas e até mesmo as filas extensas são o principal motivo de reclamação do cidadão quando o assunto é o atendimento nos órgãos públicos.
Apesar de serem problemas frequentes, eles não são impossíveis de serem resolvidos pois a implementação da tecnologia pode sanar boa parte dos desconfortos que figuram frequentemente na lista de reclamações dos usuários do serviço público.
Quer saber como? Então confira a seguir algumas soluções que podem melhorar consideravelmente a forma como você e a sua equipe realizam o atendimento ao cidadão.
01- Emissão de guias e boletos
Quantas e quantas vezes você foi já foi alguma repartição pública apenas para solicitar a emissão de um boleto? Imaginamos que essa situação tenha se repetido pelo menos algumas vezes, não é mesmo? Então que tal contar com a ajuda da tecnologia e disponibilizar os boletos pela internet? Seria uma mão na roda, não é mesmo? Diminui filas e pode agilizar consideravelmente os procedimentos da administração.
02- Sistema de agendamento
Para evitar as conhecidas (e temidas) filas, uma boa opção é apostar em uma ferramenta que viabilize o agendamento de horários para atendimento. Ela pode ser disponibilizada, por exemplo, no portal da prefeitura e deve ter uma boa usabilidade para que em apenas alguns segundos o cidadão já saiba o local e o horário em que será atendido.
03- Ouvidoria
Assim como qualquer outro prestador de serviço. A administração pública também deve possuir uma ouvidoria, conforme legislação. Mas se você já tentou utilizar os serviços públicos, já percebeu que aquela ouvidoria tradicional constituída por uma urna de plástico e formulários extensos, não é nada convidativa na hora de fazer sugestões. Por isso, uma ouvidoria eletrônica pode ser uma boa alternativa. Ele é mais rápida e direta no atendimento ao cidadão.
04- Sistema de monitoramento
Outra vantagem da tecnologia é que ela facilita e muito, a vida de quem precisa atualizar dados em qualquer banco de dados da administração pública. A pessoa pode, por exemplo, alterar os seus dados em casa, o que já facilitaria a vida do cidadão.
E aí, que tal implementar essas ideias na sua instituição?
Equipe CENTI