Blog
Nos últimos anos a tecnologia vem modificado a forma de interação entre o governo e a população. O governo em toda a sua esfera seja ela municipal, estadual ou federal precisa ganhar mais eficiência para atender o cidadão, além de aprimorar os seus processos e consequentemente facilitar a vida tanto de seus gestores quanto dos servidores públicos.
De fato ainda existem muitos gargalos para que a eficiência da gestão pública seja percebida pela população. Mas, o uso da tecnologia tem se tornado uma realidade nas mais diversas áreas governamentais do nosso país. Acompanhe abaixo alguns exemplos.
A comunicação entre governo e sociedade civil
Essa é uma interação que se faz necessária em vários momentos, seja quando o cidadão necessita de um atendimento, ou quando ele deseja ser ouvido pelas autoridades através de reclamações, denúncias e até mesmo expressar a sua opinião em relação a um determinado assunto.
Os processos que muitas vezes poderiam ser rápidos e simples acabam se tornando bastante burocráticos travando o fluxo de informações. Dessa forma as ferramentas digitais podem auxiliar e agilizar tanto no atendimento quanto na resolução das solicitações.
O armazenamento de informações
O armazenamento de dados e o processamento de informações em servidores externos se torna cada vez mais necessário à medida em que o volume de dados cresce. Veja alguns benefícios que a adoção do cloud computing, ou computação em nuvem podem trazer para para a gestão pública:
- Elimina a necessidade de manter ou expandir uma infraestrutura de TI;
- Garante a modernização da infraestrutura, uma vez que os servidores contratados contam com tecnologia de ponta;
- Promove a acessibilidade das informações de maneira prática, segura e em tempo real.
A transparência na gestão orçamentária
Para facilitar a transparência nos processos, principalmente na gestão orçamentária, o poder público pode utilizar softwares de gestão que são capazes de gerenciar atividades, acompanhar ações e cronogramas e emitir relatórios personalizados.
Dessa forma fica mais fácil obter dados atualizados em tempo real, além de gerar mais transparência para a sociedade civil que poderá acompanhar e fiscalizar como está sendo utilizado o dinheiro público, por exemplo. Que tal introduzir essa prática na sua repartição pública? Nós temos certeza que essas ações podem fazer toda diferença na sua gestão.