Blog
Realizar a gestão de processos em um negócio seja ele público ou privado não é uma tarefa muito fácil, mas se torna uma forma de visualizar detalhadamente como anda as operações da sua empresa. Essa visão compreende todo trabalho executado para entregar um produto ou serviço independente da área que esteja envolvida.
Como o próprio nome já diz, a gestão de processos tem como objetivo padronizar os processos de uma empresa trazendo como resultado o aumento da produtividade e consequentemente maior eficiência para o negócio.
Essa é uma tarefa que envolve várias etapas como análise da rotina, definição de metas, execução e monitoramento de todas as atividades, além da administração do processo como um todo. E, um dos maiores desafios dos gestores públicos é justamente medir a eficiência dos seus processos.
Como implementar a eficiência na gestão pública?
A administração pública tem a sua atividade voltada única e exclusivamente para o bem da coletividade. Logo, todas as atividades desempenhadas por um gestor público devem ter como foco alcançar esse objetivo.
A eficiência é um princípio constitucional que está inserida dentro dos princípios da administração. E, os órgãos públicos necessitam medir a sua eficiência operacional para avaliar a credibilidade dos serviços que estão sendo prestados para a população, além de manter um histórico de todos esses dados.
Esses indicadores acabam auxiliando no monitoramento de atividades e possibilitam a identificação de possíveis desvios, mas assim como acontece nas empresas privadas, eles fornecem informações para a realização de um planejamento mais detalhado e assertivo.
Os gestores públicos precisam adotar ferramentas que possam contribuir com o aumento da eficiência do setor público e dessa forma aumentar os níveis de satisfação da população em relação aos serviços que estão sendo prestados.
A Centi traz soluções inovadoras que foram desenhadas com foco na gestão pública. Conheça nossos produtos!