Blog
A segurança da informação (SI) está diretamente relacionada com a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São propriedades básicas da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.
Pensando na segurança dessas informações e na transparência na utilização da Assinatura Digital e do Certificado Digital, foram realizadas algumas mudanças no sistema Centi para garantir que esses possam ser utilizados por aqueles que estejam previamente autorizados pelo responsável do Certificado Digital.
Para que serve a tela AD021 - Assinatura Digital?
A tela “AD021 - Assinatura Digital” é utilizada para gerenciar os certificados e assinaturas digitais inseridas no sistema, porém a segurança do mesmo era limitada, não tendo controle total na sua utilização.
O que muda agora?
A tela “AD021 - Assinatura Digital” permanece a mesma de antes em sua estrutura, porém ocorreram algumas mudanças para segurança dos usuários e que devemos ficar atentos, entre elas:
1 - Campo Usuário: Foi adicionado o campo “Usuário”, onde somente o dono do certificado conseguirá ser inserido. Exemplo: O certificado digital pertence ao “João Pereira dos Santos”, o único usuário que poderá ser adicionado neste campo, será o dele, com o mesmo CPF.
2 - Pasta Procurações: Antes esta pasta tinha o nome “Usuários”, o nome foi alterado para facilitar a identificação de quem está de fato autorizado a utilizar o certificado ou assinatura deste certificado.
3 - Procurações: Cada usuário que for adicionado na pasta “Procuração” deverá ter uma data de início e uma data de fim, caracterizando que a utilização deste é por tempo limitado. Atualmente a Centi concedeu permissão de 15 dias para todos os usuários que já estavam cadastrados anteriormente mas, deverá ser revisto pelo usuário dono do certificado.
4 - Permissões das procurações: O usuário dono do certificado poderá adicionar as permissões desejadas para que o usuário que irá utilizar, poderá fazer. Atualmente foram inseridas as permissões: “Colare Pessoal”, “Colare Compras/Licitação”, “Sisobra” e “Assinatura de documentos”.
5 - Certificados Pessoa Jurídica: Quando o certificado a ser utilizado for no CNPJ (Pessoa Jurídica), deverá ser adicionado o usuário (Pessoa Física) que será responsável por quaisquer alterações para este certificado.
Mais informações:
Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte através do WhatsApp ou do telefone 62 3922-3044 e nossa equipe te auxiliará.
Nos últimos dias ao realizar as integrações do Colare Pessoal ao TCM/GO é apresentado erro referente a Regra 448 que diz: Neste momento não foi possível validar o CPF na Receita Federal por problemas técnicos, tente novamente mais tarde".
Em verificações junto ao Tribunal de Contas, foi identificado que o erro remete-se a uma falha de comunicação entre os servidores do TCM e da Receita Federal, onde não é possível verificar a validade do CPF dos colaboradores.
Recomenda-se aguardar a correção do erro ou para mais esclarecimentos, entrar em contato com o tribunal através do ticket do TCM, disposto no link: https://tcmgo.tc.br/ticket/.
A 2º edição da AGOPREV e a 4º edição da ExpoPrev, será o encontro de Gestores, Conselheiros e Servidores Públicos abordando temas atuais e fatos relevantes na área de RPPS. O espaço ideal para adquirir conhecimentos sobre os diversos temas que cercam os RPPS e interagir com Gestores de vários RPPS e os Especialistas mais renomados do Brasil com intuito de adquirirem conhecimentos, informações, discutir os fatos relevantes e se atualizarem nos mais diversos temas de gestão dos RPPS.
Além disso, o evento conta com o apoio das consultorias da região de Goiás, com parcerias também de algumas instituições financeiras, com o intuito de trazer informações e atualizações para os gestores, diretores e todos os membros de conselhos e comitês de investimentos.
O evento acontecerá na modalidade presencial em Goiânia, nos dias 05, 06 e 07 de Julho de 2022, no Oft Alfre Hotel, localizado na Av. República do Líbano, 1613 - St. Oeste, Goiânia - GO, 74125-125.
O primeiro evento foi realizado presencialmente em 2019 com mais de 300 inscritos, palestras relacionadas aos temas atuais previdenciários, financeiros e cenário econômico.
Para saber mais, acesse os links abaixo:
+ O evento, o que é?
+ Local da ExpoPrev e AgoPrev
+ Conheça a programação completa
+ Lista de palestrantes
+ Tabela de valores
Dentre os palestrantes para o evento, estarão entre os convidados:
- Keslley Romanelli - Banco Itaú
- Ottoni Guimarães - Consultor de Gestão Pública e Previdência Social
- Dr. Gilvan Cândido - Presidente da GoiasPrev
- Luciano Marques Silva - SPREV
- Túlio Pinheiro - Arima
- Thomas Gomes Costa - SPREV
- Ramon Augusto - Especialista em proteção de dados e políticas de privacidade
- Júlio Romeu - SPREV
- Maurício Gallego - SOMMA Investimentos
- Felipe Camps - SICRED
- Arnaldo Lima - MAG
- Juliano Ferreira BGC Liquidez
- Entre outros.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de Junho de 2022 através do link https://www.expoprev.com.br/inscricao.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo (62) 99609-0413 ou enviar para contato@expoprev.com.br.
Nos dias 22 e 23 de junho, o TCE-MT realizou a “Capacitação eSocial”, sobre o sistema informatizado da administração pública que unifica a entrega de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias para empresas, outras pessoas jurídicas e também para pessoas físicas.
As aulas foram ministradas por dois instrutores do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). No primeiro dia, a subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), Laura Schwerz, fica à frente dos trabalhos. Já no segundo dia, o coordenador de gerenciamento e estruturação de cadastros, Thomas Costa.
Assista aos vídeos:
+ Capacitação eSocial - 22 de Junho de 2022
+ Capacitação eSocial - 23 de Junho de 2022
Conte com o auxílio do nosso suporte para sanar quaisquer dúvidas, para isso entre em contato com nosso suporte pelo telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp.
A Centi vem se destacando em funcionalidades pensadas para a facilidade de nossos usuários nos processos do dia a dia e com isso, apresentamos uma nova função no sistema para atender àqueles que por ventura tenham licitações fracassadas e precisam mudar seu status.
A nova operação está disponível na tela “CM023 - Licitação”, onde você poderá reverter uma licitação com a situação fracassada, alterando-a para “Em julgamento” e Para utilizar, basta abrir uma licitação que esteja com a situação “Fracassada”, clicar no menu “Operações” e em seguida clicar no na opção “Reverter licitação Fracassada”, com isso, automaticamente a licitação passa a ter seu status alterado e a movimentação registrada na coleção "Movimentações".
Entre em contato com nosso suporte através do WhatsApp ou do telefone 62 3922-3044, caso ainda tenha alguma dúvida, estaremos prontos pra te atender.